sábado, 30 de dezembro de 2006

Um crime que castiga um criminoso ?

Hoje morreu Saddam um criminoso, um ditador, um homem que se escondia na sua fé para cometer atrocidades, um homem que matou e que agora foi morto. Diz o ditado que “com ferros matas, com ferros morres” mas será que foi feita justiça ? Será esta a forma correcta de fazer justiça ? Será que o homem que ordenou a morte de Saddam é um justiceiro ou será ele um criminoso igual ao homem que condenou ? As opiniões serão muito diferentes estou certa, para uns a morte é uma forma de justiça, para outros é uma atrocidade.
Agora pergunto eu, vamos matar todos os criminosos e ditadores ? Vamos enforcá-los ? Então para quando será a vez do Bush ? Será ele melhor que o Saddam ? O presidente americano também é um ditador, é criminoso, mas embrulha os seus crimes no papel da falsa democracia, da falsa liberdade, etc etc etc … Quantos homens, mulheres e crianças não morreram vitimas das armas Americanas ? Quantos países não foram alvo da tirania e egocentrismo americano ? Quantos discursos tirânicos todos nós não ouvimos pela boca deste ditador, que no fim faz sempre uma referência hipócrita ao seu Deus. Vamos mata-lo também ?
Acredito que a morte não é solução, muito menos uma forma de justiça e custa-me pensar que em pleno sec XXI ainda tenhamos que presenciar situações retrógradas como esta. Um crime merece sempre castigo, mas até que ponto é certo cometer um crime para punir um criminoso ?

1 comentário:

Anónimo disse...

O defunto foi acusado pela morte de 100 e tal pessoas e o carrasco Americano só com uma bomba mata milhares.
Afinal onde estão as armas de destruição massiva? Elas nunca apareceram.