terça-feira, 19 de dezembro de 2006

O presépio de Natal do 14º RI

Li por ai que o presépio que o 14º RI era “de muito mau gosto” uma vez que não é um presépio convencional, atendendo que os reis magos foram substituídos por militares armados. Diz o mesmo que o presépio foi feito sem pensar em paz e amor. Pois eu gostaria de deixar aqui a minha opinião sobre este presépio tão polémico.
Em primeiro lugar queria relembrar que a falta de amor ou de paz não esta naquele objecto a que chamamos de arma, esta sim nas atitudes do ser humano. Uma arma é simplesmente um objecto igual a tantos outros, que mal manipulado pode provocar a morte ou o sofrimento de outra pessoa, mas que utilizado com bom senso pode ser um instrumento valido, pode mesmo ser símbolo de paz e amor. Muitas atrocidades foram cometidas e muitas armas foram usadas contra a vida humana, mas também muitas armas foram usadas para garantir a segurança e os direitos de muitos que se viram privados de Liberdade. Foram os militares que com as suas armas nos devolveram a Liberdade em Abril de 1974 ( e que as mantiveram serenas sem uma mancha de sangue), foram os militares que partiram para Timor, para defender com as suas armas um povo que foi sacrificado pelas armas de outros. Foi por amor a uma causa e ao próximo que estes homens partiram, com as suas armas. Por isso uma arma tem o significado que quem a usa lhe dá. Não nos podemos esquecer que neste presépio que falo, os militares estão de joelhos perante um menino Jesus, num símbolo de humildade, prestando-lhe homenagem. Existirá maior símbolo de paz e amor que a figura de Deus menino no presépio de Natal ? Para além de que qualquer militar que se orgulhe da farda de usa tem como valor a luta pela igualdade e liberdades de todo e qualquer ser humano, o bom militar não é aquele que dispara armas para matar a esse dou o nome de mercenário. È por isso que não vejo o presépio deles como um “mau gosto” é simplesmente uma forma original de representarem o Natal. E foi com esta ideias diferente que saudaram o Natal, dando a todos os Viseenses uma mensagem de Boas Festas (eles poderiam deixar este presépio longe dos nossos olhares, mas não eles mostraram vontade de o partilhar com todos o que por ali passam). Esta foi uma atitude de abertura do 14ºRI para com a comunidade, estamos no Natal meus amigos : ) Deixemo-nos de mesquinhices, pode ser ?

Beijinhos a todos
: )

4 comentários:

Fernando Figueiredo disse...

Na mouche... usaste a tua arma de palavras e acertaste em cheio no alvo.
Bom Natal para ti tb

Anónimo disse...

Sempre simpatica, mas com ideias Bem-haja

Nanda disse...

Não é por eu gostar de amarelo que todos no mundo gostam. Deste a tua opinião e eu aceito, mas tal como no blog onde lemos "Presépio de mau gosto" eu tambem não concordo com uma representação do Natal feita dessa forma. Para mim, que sou ateu, acho que nao foi a melhor atitude, podiam ter feito uma representação diferente, tal como fizeram, mas nao precisavam de exagerar, digo eu, as armas eram escusadas nao?

bz disse...

http://www.lovemeuntiltheendofblog.blogspot.com/